Economize

Dicas de manutenção para automóveis movidos à gasolina, etanol ou GNV.

Listamos aqui algumas dicas de manutenção que certamente farão seu automóvel gastar menos, consequentemente economizar muito dinheiro!

Injeção eletrônica:

A cada 40 mil quilômetros limpe os bicos da injeção eletrônica, pois a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumenta o consumo e piora o desempenho do motor.

Velas e cabos:

Substitua as velas de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos com 30 mil quilômetros. Verifique também os cabos de velas e evite problemas de perda de potência do motor.

Sistema elétrico:

Fique atento na regulagem dos faróis alto e baixo. Verifique se todas as luzes acendem. Deixe de reserva alguns fusíveis e em caso de defeito, substitua-o por outro de mesma amperagem.

Motor:

O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros. Veja também as correias: dentada, alternador, bomba d´água, direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Verifique as mangueiras do combustível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

Pneus e Suspensões:

A vida útil de um pneu gira em torno de 40 mil quilômetros. Mantenha os pneus calibrados (Verifique no seu manual do proprietário). O alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros prolongam a vida dos pneus, colaborando com a economia de combustível.