Dirigindo

A manutenção e prevenção são tão importantes quanto a maneira de dirigir!

O consumo de combustível de um caminhão, por mais moderno e bem equipado, é fortemente influenciado pela forma com que o veículo é conduzido. Testes com diferentes motoristas dirigindo um mesmo caminhão, comprovaram que o consumo pode variar em até 30% apenas da forma como o caminhão é dirigido. 

Veja algumas dicas de direção econômica que contribuem para obtenção de melhores resultados de consumo.

Caminhão Parado:

não deixe o motor do seu caminhão funcionando em marcha lenta por longos períodos. Ao parar para abastecer, fazer um lanche ou em grandes congestionamentos, desligue sempre o motor. Agindo desta maneira, você economiza diesel e reduz o desgaste do motor.

Caminhão em Movimento:

não ande na "banguela", ou seja, em ponto morto. É mais econômico e seguro usar o freio motor pois assim, quando acionado, evita-se a passagem de combustível, consumindo menos diesel do que em marcha lenta, sem contar que na banguela corre-se o risco de danificar a caixa de câmbio, pois a lubrificação é ineficiente e a diferença de rotação entre a prize e o eixo secundário é muito grande prejudicando o rolamento interno prize.

Solte a embreagem com suavidade e não dirija com o pé sobre o pedal. O mau uso faz a embreagem trepidar e patinar, prejudicando o desempenho do motor. Mantenha a rotação do motor na faixa verde do conta-giros e troque de marcha sempre que houver necessidade. Quando o motor opera na faixa vermelha, o consumo aumenta muito e seu desgaste é maior. Não acelere entre a passagem de marchas porque é o mesmo que acelerar em ponto morto. Não traz nenhuma vantagem e só desperdiça combustível. Não ultrapasse o limite legal de velocidade máxima.

Importante:

- Mantenha o motor regulado;

- Mantenha os pneus calibrados;

- Arrume a carga de modo uniforme;

- Não sobrecarregue o veículo com carga acima do permitido;

- Planeje sua rota, evite congestionamentos e deslocamentos desnecessários;

- Reduza o tempo em marcha lenta, desligue o motor ao estacionar;

- Não trafegue em velocidade elevada nem ultrapasse os limites legais;

- Não use "banguela", use freio motor;

- Mantenha distância segura de outros veículos. Evite freadas e desacelerações desnecessárias;

- Não acelere nas passagens de marcha;

- Abasteça em postos que garantam a qualidade do diesel. Abasteça nos postos da Rede Pavão.